Dicas

Como manter o sofá limpo

Separamos algumas dicas simples, mas que vão te ajudar muito em como manter o sofá limpo, confira!

Vamos combinar que a escolha do sofá não é nada fácil. Dentre os móveis mais comuns, ele é o que requer maior planejamento na hora da compra. Olhamos o tamanho, as cores, o design, pensamos nas infinitas possibilidades de como organizá-lo de maneira confortável na sala de estar e também, é claro, fazemos o possível para que ele não se torne obsoleto com eventuais trocas de decoração do ambiente em que ele se encontra. Nada mais natural que este móvel receba uma atenção especial na hora da limpeza e de sua conservação! Obtenha dicas de como manter o sofá limpo!

 

Cães e Gatos no Sofá!

Depois dos tapetes e cortinas, os sofás são as principais vítimas de cães e gatos. Quando não estão deixando pelos por ele, estão roendo seus pezinhos, como se fossem um pedaço de carne (ou peixe, no caso dos gatos).

A dica é simples: para os pezinhos, use protetores de borracha, específicos para o pé dos móveis. Para evitar os pelos e facilitar na limpeza, forre-o com um tecido liso e resistente, que poderá ser retirado quando receber visitas.

 

O Sol e Suas Implicações

A luz do Sol diretamente no sofá, pode causar desbotamento das cores e danificar a fibra das madeiras. Tente organizar a disposição do móvel no cômodo, de forma que ele não receba incidência de luz direta na maior parte do dia!

 

Ambientes Úmidos


A umidade excessiva ajuda na proliferação de fungos e bactérias que podem causar doenças respiratórias. Se você mora num ambiente com muita umidade, como por exemplo regiões montanhosas ou no litoral, a dica é sempre manter uma boa circulação de ar e potencializá-la com equipamentos desumidificadores.

 

Cuidado Com as Crianças no Sofá

Além de ser o lugar preferido para o seu cão descansar, o sofá também é um dos móveis mais visados pelas crianças, na hora de brincar. É importante evitar que as crianças pulem em cima, pois isso pode danificar sua estrutura. Fique de olho!

 

Evite Comer no Sofá

Comer enquanto assistimos TV é tentador e super confortável, mas é uma das principais causas da incidência de sujeira no móvel. Farelos de comida, praticamente invisíveis, podem atrair alguns pequenos insetos, como formigas e baratas. A dica é colocar uma mesinha próximo ao sofá, para acomodar bebidas e pratos na hora das refeições.

 

Limpar Periodicamente

Simples e rápido, como limpar o sofá a seco:

Você pode usar o famoso aspirador de pó, pelo menos uma vez por semana para tirar as sujeiras mais superficiais. Além disso, pode usar uma espuma seca recomendada para este tipo de limpeza, pois ela age em camadas mais profundas do tecido.

Recomenda-se que, em média, duas vezes por ano, seja feita uma limpeza mais pesada. A dica é procurar uma empresa especializada nestes serviços. Vá em frente, porque o investimento vale à pena!