Dicas

Saiba como acabar com as formigas da sua casa

Talco de bebê e detergente são algumas das técnicas que podem ser usadas

Muitas donas de casa reclamam do problema de formigas domésticas, ou formigas doceiras, que aparecem na cozinha principalmente no verão. A grande dúvida é como acabar com as formigas, mas algumas soluções caseiras funcionam muito bem na maioria dos casos.

Segundo a bióloga e mestre em saúde pública, Lucia Schuller, essas técnicas devem ser usadas de forma constante, já que estão intimamente ligadas à manutenção. Já o uso de inseticidas não é aconselhável.

“Inseticidas para formigas caseiras não são eficazes, a não ser que utilize as iscas. Mas elas também não vão funcionar se não houver redução de abrigos para as formigas”, recomenda Lucia.

Talco de bebê é um bom produto para jogar nas tomadas com formigueiro (Fotos: Reprodução/Pinterest)

 

Mas, então, quais são as soluções caseiras que podem ser aplicadas? Primeiro é preciso fechar todas as frestas que encontrar. Pode ser um trabalho difícil, mas é importante para que o resultado seja positivo. Para saber onde está o formigueiro, monte uma “armadilha”.

“Ofereça mel ou açúcar umedecido em pequenas porções sobre pedaços de papel impermeável para as formigas. Elas virão e vão mostrar o caminho do esconderijo”, diz Lucia.

Depois de localizar as frestas, é hora de fechar o buraco. Para isso você pode utilizar massa de vedação, sabão ou qualquer outro material vedante. Mas, antes da aplicação, é bom injetar um pouco de água e detergente – nas mesmas medidas – porque atuam na camada protetora do corpo da formiga.

Aplique água com detergente em todas as frestas que encontrar, exceto em tubulação elétrica e tomadas

 

Outros lugares em que elas gostam de aparecer é na tubulação elétrica da casa e nas tomadas. “Nesses espaços, basta jogar uma camada fina de talco de bebê e, pronto, elas vão embora rapidamente”, orienta a bióloga.

É bom frisar que a eletricidade deve ser desligada para colocar o talco. E não utilize água com detergente em tomadas ou tubulações. Essa é uma combinação que não dá liga e pode ser muito perigoso.

Durante o inverno, as formigas buscam refúgio dentro de casa e a noite elas saem em busca de alimentos, principalmente na cozinha. Mas a melhor solução para combater as formigas está na prevenção. “Como os sentidos mais apurados da formiga são o faro e o paladar, pode-se criar barreiras para impedir a invasão dessas pragas ao ambiente doméstico”, ensina.

Dicas de prevenção:

  • Identifique a origem do percurso das formigas e tape os orifícios, fendas e rachaduras;
    • Cuide da limpeza da casa diariamente com água e vinagre;
    • Mantenha alimentos cobertos e protegidos ou em recipientes selados;
    • Não deixe expostos restos de comida ou líquidos. Limpe-os imediatamente;
    • Conserve latas de lixos tampadas;
    • Lave sempre os potes de comida e aplique vaselina na base das tigelas dos animais;
    • Coloque barreiras defensivas, como: talco de bebê, sal, marcas de giz, cascas de laranja, canela em pó e borra de café;
    • Use cheiros para afugentar as formigas, como: cravo da índia, limão, pimenta-caiena e hortelã-pimenta;
    • Nunca use veneno industrializado por conta própria, os formicidas podem se espalhar no ambiente doméstico e envenenar a família e os animais domésticos;
    • Se nada der certo, a saída é procurar uma empresa especializada no controle de pragas.